Se acontece está aqui

Anuncio Topo

Teatro Feevale recebe espetáculo Sagração, da Companhia de Dança Deborah Colker

O evento ocorrerá no dia 22/04/2024

O Teatro Feevale recebe, no dia 22 de abril, a Companhia de Dança Deborah Colker para apresentação única do seu novo espetáculo, que comemora seu trigésimo aniversário. Sagração, realizado a partir da obra clássica de Igor Stravinsky, encontra ritmos brasileiros, em espetáculo inspirado por visões ancestrais sobre a origem do mundo.

O processo criativo de Sagração durou dois anos e meio. O espetáculo é uma livre adaptação de A Sagração da Primavera, obra composta pelo russo Igor Stravinsky, que ganhou projeção mundial pela montagem estreada em Paris, França, em 1913, com coreografia de Vaslav Nijinsky e produção de Sergei Diaghilev para os Ballets Russes. A composição musical é considerada revolucionária por introduzir estruturas rítmicas e harmônicas nunca utilizadas em partituras.

"Quando decidi recontar esse clássico, pensei que teria de ser a partir da cosmovisão de povos originários do Brasil", lembra Deborah, que também é pianista. "Stravinsky foi responsável por pontos de ruptura e provocação entre o erudito e o primitivo. A Sagração da Primavera representa esses pontos de evolução da humanidade", explica.

Foi em uma viagem para o Xingu, durante o Kuarup, e no encontro com as aldeias indígenas Kalapalo e Kuikuro, que Deborah conheceu Takumã Kuikuro. O cineasta contou a ela como o povo do chão recebeu o fogo do Urubu Rei. Essa história é dançada e acompanhada por narração do próprio Takumã e faz parte da coleção de cosmogonias que a diretora reuniu para montar a dramaturgia do espetáculo.

Deborah, na companhia de Nilton Bonder, revisitou, ainda, a mitologia judaico-cristã. Do livro Gênesis, as passagens sobre Eva e a serpente e sobre Abraão ganham cenas que destacam momentos de ruptura. "São dois mitos que elaboram sobre a consciência humana: pela autonomia de uma mulher que desperta para caminhos interditados e transgride; e de um homem que sai da sua casa e cultura em direção a si mesmo", destaca o dramaturgo.

Além das alegorias bíblicas, a coreógrafa também buscou referências na literatura científica, com a presença das personagens que representam bactérias, herbívoros e quadrúpedes no espetáculo. "Nossa dramaturgia é feita da poesia presente em mitos e teorias que pensam a existência da vida em nosso planeta", relata Deborah.

A coreógrafa, em parceria com o diretor musical Alexandre Elias, introduziu à partitura instrumental de Stravinsky a sonoridade pujante das florestas e ritmos brasileiros, como boi bumbá, coco, afoxé e samba. Aos acordes de instrumentos de orquestra, o diretor musical adicionou flauta de madeira, maracá, caxixi e tambores. Os paus de chuva também entram em cena no arranjo executado ao vivo pelos bailarinos. Para Alexandre Elias, "foi um privilégio trabalhar profundamente na estrutura da obra"

 

Serviço:

Local: Teatro Feevale

Data: 22 de abril de 2024

Ingressos: www.teatrofeevale.com.br   

Créditos  da imagem: Flávio Colker

@supertrasado
Tags: Dicas
Contato

contato@supertransado.com.br

Redes Sociais
Apoie nosso Trabalho

PIX  PIX:  

contato@supertransado.com.br

Imagens Recentes
Rap in Cena com Mano Brown, Filipe Ret, L7nnon e mais arrecadam  doações para as vítimas das enchentes
Show beneficente no Vivo Rio reúne grandes artistas para arrecadar fundos para o RS
 Salve o Sul: Setor de eventos se une e cria festival beneficente em prol do RS
Agenda Opus - Shows adiados por conta das chuvas no Rio Grande do sul
Festival beneficente em Florianópolis e São Paulo irá destinar arrecadação para vítimas das enchentes
Festival Turá é adiado em Porto Alegre, confira comunicado oficial do evento
Show de lançamento do álbum Poesia Brasileira, de Andiara Mumbach e Marcel Estivalet, é adiado
Clarice Falcão lança álbum 'Truque' com show no Opinião em maio
Festival de Cinema de Gramado abre inscrições para o cinema gaúcho
Dia Nacional do Reggae terá show da banda Raiz Tribal no Quarto Distrito
Bruno Mars anuncia shows no Brasil em outubro passando por Rio De Janeiro, São Paulo e Brasília
ADIADO - Porto Alegre recebe espetáculo Metallica Symphonic Tribute neste domingo (5)
ADIADO - Teatro Sesc Canoas apresenta 'Tributo a Elis Regina' neste sábado (04)
Mauricio Manieri retorna a Porto Alegre em junho para show especial de 'Dia dos Namorados'
Celebração ao Dia Mundial do Rock traz a Porto Alegre Raimundos, Comunidade Nin-Jitsu e Ultramen

© Super Transado 2015-2024. Todos Direitos Reservados. Design By BinaSul